Capítulo 1: Prólogo – Três Meios de Sobreviver em um Mundo em Ruínas
ESCLARECIMENTO
Em livros ocidentais é bem comum que o travessão (—) seja utilizado para falas e as aspas (") para pensamentos. Aqui vai ser um pouco diferente, eu vou tentar seguir o mesmo padrão para falas nas novels orientais e mudar o padrão para pensamentos, a fim de facilitar a leitura.
"Esclarecendo" – falas, diálogos;
(Esclarecendo) – pensamentos, diálogos mentais;
[Esclarecendo] – informações, mensagens digitais, mensagens do sistema;
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários.
– Niev
—
「Existem três meios de sobreviver em um mundo em ruínas. Neste momento, não lembro de alguns, mas um deles é certo: você que está lendo isso irá sobreviver.
– Três Meios de Sobreviver em um Mundo em Ruínas」
Uma plataforma de leitura de web novels preenchia a tela do meu celular desgastado. Rolei o site para baixo e depois para cima de novo. Quantas vezes eu já fiz isso?
"Sério? Esse é o fim da história?"
Olhei novamente e o status de 'completo' era inegável. A história tinha acabado.
+
[Três Meios de Sobreviver em um Mundo em Ruínas]
Autor: tls123
3149 capítulos
+
'Três Meios de Sobreviver em um Mundo em Ruínas' era uma novel de fantasia com 3149 capítulos. Seu nome simplificado era 'Meios de Sobrevivência'.
Venho lendo essa novel fielmente desde o nono ano do ensino fundamental¹. Ela me acompanhou durante a época em que eu sofria bullying; quando eu fracassei no vestibular e tive que estudar em uma universidade qualquer; quando o maldito sorteio deu errado e fui recrutado para servir na linha de frente do Exército; quando eu troquei de emprego repetidas vezes. Essa novel me acompanhou até os dias de hoje, em que trabalho por contrato em uma filial de uma empresa renomada... Droga, vamos parar de falar disso.
De qualquer forma...
[Mensagem do autor: Muito obrigado por ter lido 'Meios de Sobrevivência' até aqui. Eu voltarei com o epílogo!]
"Ah... ainda falta o epílogo. Então o próximo episódio realmente é o último."
Desde o fim da infância até minha vida adulta, essa história foi escrita durante um longo período de 10 anos. Senti uma mistura entre tristeza, pelo fato de uma aventura ter chegado ao fim, e satisfação. Eu abri o comentário do autor e reescrevi a resposta diversas vezes.
[Kim Dokja: Autor, obrigado por tudo até agora. Estou ansioso para o epílogo.]
Eram palavras sinceras. 'Meios de Sobrevivência' era a novel da minha vida. Não era a mais popular, mas para mim era a melhor de todas. Eu quis falar muitas coisas, mas não consegui escrever. Tive medo que palavras descuidadas pudessem magoar o autor.
[Média de 1,9 visualizações por capítulo.]
[Média de 1,08 comentários.]
Esse era o índice médio de popularidade do 'Meios de Sobrevivência'. No primeiro capítulo, a quantidade de visualizações foi 1200, mas no décimo capítulo caiu para 120, até chegar a 12 no capítulo 50. Quando a história enfim alcançou o 100º capítulo, esse número era apenas 1.
[Visualizações = 1]
Me senti sobrecarregado pelo sentimento que tive ao observar o número '1' aparecendo na maioria dos capítulos listados. Em alguns casos, um raro '2' podia ser visto, mas provavelmente era alguém que pressionou o link errado.
(Obrigado.)
Por mais de 10 anos o autor publicou uma novel de mais de 3000 capítulos com apenas uma visualização na maioria deles. Sem dúvidas era uma história feita para mim. Acessei o 'Painel de Recomendações' e no mesmo momento comecei a digitar.
[Estou recomendando uma novel muito divertida.]
O autor escreveu uma novel completa e gratuita só para mim, então eu deveria retribuir com uma recomendação. Eu apertei no botão de postar e em pouco tempo surgiram vários comentários.
[Lá vem o spammer. Pesquisei o ID dessa pessoa e ela recomendou a mesma novel um monte de vezes.]
[Não tinham banido as recomendações dele? O autor não deveria estar fazendo isso.]
Veio em pensamentos a lembrança de ter recomendado a mesma novel meses atrás. Em segundos, dezenas de comentários pediam uma inspeção sobre a tentativa de divulgação inconveniente do autor. Meu rosto ficou vermelho de vergonha. Eu tinha certeza que o autor leria aquilo. Tentei deletar a mensagem do painel depressa, mas uma notificação do site alertou já não ser mais possível.
"Isso.."
Era frustrante o fato de a recomendação escrita com toda minha sinceridade ter acabado naquela situação. Se eles pelo menos dessem uma olhada... Por que ninguém tentava ler uma novel tão interessante? Eu queria dar uma doação para o autor, mas com o meu salário eu mal conseguia me sustentar. Nesse instante, recebi uma notificação de 'nova mensagem'.
[tls123: Obrigado.]
Uma mensagem surgiu repentinamente. Levei algum tempo para entender a situação.
[Kim Dokja: Sr. autor?]
Usuário 'tls123' – essa era a conta do autor de 'Meios de Sobrevivência'.
[tls123: Graças à você consegui terminar a novel. Eu também ganhei a competição.]
Não acreditei nos meus olhos. 'Meios de Sobrevivência' ganhou uma competição?
[Kim Dokja: Parabéns! Qual competição?]
[tls123: Você não reconheceria, é uma competição pouco conhecida.]
Desconfiei que ele estivesse mentindo por vergonha, mas desejei que fosse verdade. Às vezes era um engano meu. Talvez a novel fosse um sucesso em outras plataformas. Fiquei com um pouco de ciúmes, mas era bom que uma história tão incrível estivesse ganhando reconhecimento.
[tls123: Eu gostaria de te mandar um presente especial como agradecimento.]
[Kim Dokja: Um presente?]
[tls123: É graças ao meu querido leitor que essa história tornou-se realidade.]
Assim como o autor pediu, dei a ele o meu endereço de email.
[tls123: Ah, sim, aliás, eu consegui o cronograma de monetização.]
[Kim Dokja: Uow, sério? Quando vai começar? Essa obra de arte deveria ter sido monetizada desde o início...]
Eu estava mentindo. A atualização da novel era diária, então eu teria que gastar 3000 won por mês para ler (≈ R$15). Esse era o preço de um almoço na loja de conveniência.
[tls123: A monetização começa amanhã.]
[Kim Dokja: Então o epílogo que vai lançar amanhã será pago?]
[tls123: Sim, sinto em dizer que você terá que pagar por ele.]
[Kim Dokja: Claro que eu irei pagar! Vou comprar o último capítulo!]
Depois disso, não houve mais respostas do autor. Eu desloguei do site e me senti pessimista. O autor sequer me respondeu após anunciar seu sucesso... Minha admiração se transformou em uma pequena inveja. Por que eu estava tão entusiasmado com aquela história? De qualquer jeito, a novel nem era minha.
"Será que ele vai me dar um certificado cultural? Seria ótimo se valesse 50000 won (≈ R$244)."
Naquele momento, eu estava sendo ingênuo. Eu não fazia ideia do que aconteceria com o mundo no dia seguinte.
¹O Ensino Fundamental coreano dura 3 anos. No original o autor fala "o terceiro ano do ensino fundamental", então eu fiz uma aproximação para o equivalente brasileiro, que seria o nono ano.
Teste
ResponderExcluirBom trabalho! ^^
ExcluirObrigada por traduzir :)))
ResponderExcluir